Primeira edição do Workshop de Inteligência Artificial de MS (WIAMS) contou com apresentações de trabalhos de membro e ex-membro do PET – Fronteira

IMG-20150814-WA0000

Nos dias 13 e 14 de agosto foi realizado o I Workshop de Inteligência Artificial de Mato Grosso do Sul (WIAMS), sediado em Campo Grande e organizado pelo Laboratório de Inteligência Artificial (LIA) da FACOM/UFMS e pelo grupo INOVISÃO da Universidade Católica Dom Bosco, com o apoio da TecSinapse, da FAPEC e da FUNDECT. O evento busca divulgar os trabalhos em andamento e difundir o interesse pela area no estado, e promete manter edições anuais.

Nesta primeira edição do evento, diversos trabalhos científicos desenvolvidos na UFMS e UCDB foram apresentados e discutidos entre os participantes. Dentre estes, os alunos Leonardo Scabini (atual membro do grupo PET – Fronteira) e Jonatan Patrick Margarido Oruê (ex-membro do PET – Fronteira e atual aluno de mestrado) foram convidados a apresentar suas pesquisas em desenvolvimento com orientação do professor Dr. Wesley Nunes Gonçalves, nos campos de Visão Computacional e Redes Complexas. Jonatan falou sobre “Informações Espaciais no Histograma de Palavras Visuais” (Link para os slides), descrevendo o problema de informações espaciais na abordagem e apresentando uma proposta para tratá-lo. O petiano Leonardo fez uma apresentação intitulada “Extração de Características de Imagens através da Teoria das Redes Complexas” (Link para os slides), explicando técnicas e mostrando os avanços alcançados em análise de texturas e formas.

 

wiams wiams1 orue orue2