Petianos iniciam o desenvolvimento de jogo educativo para trânsito

Os acadêmicos integrantes do PET Fronteira Willians Magalhães, Esteice Janaina Santos Batista e Isabel Paola Miskinich Quinonez estão desenvolvendo um jogo educativo para o trânsito. O objetivo do jogo é a pessoa aprender sobre infrações de trânsito, pontuação, placas, e conceitos sobre dirigir um carro na prática, ou seja, os conceitos cobrados em exames de direção teóricos e prático.

Há muitos jogos online com o objetivo de praticar a direção de um veículo, porém o usuário não consegue saber se está infringindo alguma lei de trânsito. Em paralelo, tem os inúmeros simulados da prova teórica do Detran, para que as pessoas possam ter conhecimento sobre estas leis.

As aulas dos Centro de Formação de Condutores (CFC’s) e as apostilas que eles disponibilizam para quem está tirando sua primeira habilitação ou adicionando alguma categoria para que elas possam se preparar para o exame, é muitas vezes, cansativo, o que leva em muitos casos a não compreensão do conteúdo abordado.

A ferramenta promete unir o jogo de carro com a teoria que é cobrada nestes exames, para que o usuário aprenda de forma divertida e até mesmo inconsciente. O jogo, que está sendo desenvolvido para Android, tem ainda a vantagem de não necessitar de acesso à internet. Isto permite que o usuário tenha mobilidade de acesso, para que possa aprender em qualquer hora e lugar.

O jogo irá auxiliar no aprendizado não somente para quem está tirando a habilitação, mas também para outras pessoas, inclusive os mais jovens. Isto permite, por exemplo, que crianças e adolescentes adquiram conhecimento sobre o trânsito além do básico ensinado nas escolas.

A ferramenta está sendo desenvolvida na Fábrica de Software da UFMS/CPPP, na qual os petianos também são integrantes. Para o desenvolvimento, está sendo utilizada a engine Easy Game, uma ferramenta que deixa bem mais simples o desenvolvimento de jogos para sistema Android.

Os desenvolvedores pretendem lançar ainda este ano a ferramenta, eles estimam que até o mês de outubro a ferramenta já estará disponível para os usuários.

d1de525c-de4c-4021-a943-7995f0ca3f5e
Placas de sinalização de trânsito