Petianos desenvolvem Projeto de Inclusão Social

IMG-20150530-WA0018

 

Os petianos Reinaldo Araujo e Leonardo Mauro criaram um projeto para inclusão social de surdos e mudos, via a robótica educacional. O projeto caminha sob o tutoramento e auxilio do Prof. Amaury Antônio de Castro Jr., da Prof. Camila Romeiro, ministrante das aulas de Libras na UFMS/CPPP, e do Petiano Francimar Jr., do PET Matemática (UFMS/CPPP). Os integrantes estão desenvolvendo cursos e jogos educacionais, com robótica, visando um aprendizado lúdico para os usuários de Libras.

Na sexta-feira, 29/05/2015, o projeto foi apresentado para o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Ponta Porã, para professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Ponta Porã (UFMS/CPPP), pais e responsáveis de crianças surdas e mudas, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), alunos do curso de Matemática, Ciências da Computação, Pedagogia e Sistema de Informação. As palestras serviram para divulgar o projeto, sanar dúvidas sobre a surdez e inclusão social, surgimento de novas propostas, e muito mais.

Link da apresentação no NTE: Reportagem.

IMG-20150530-WA0009
Apresentação no NTE

O projeto visa o aprendizado de forma divertida, e ao mesmo tempo desafiador. Os jogos e exercícios exigem um conhecimento/pesquisa do aluno em diversas áreas de estudo, bem como: Matemática, História, Física, Geografia, etc. Todas as aulas possuem o intuito de acrescentar na educação do aluno, criar um novo conceito de estudo, desenvolvendo sua autonomia.

IMG-20150530-WA0017
IMG-20150530-WA0014 Apresentação na UFMS/CPPP

A robótica educacional tem muito a oferecer quando corretamente utilizada. Veja o vídeo do Robô Mensageiro: Vídeo Youtube.