Petiano apresenta artigo no CMAC Nordeste

Este mês foi realizado em Natal/RN o Congresso de Matemática Aplicada e Computacional – CMAC Nordeste 2012. Este evento é derivado do consagrado Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional – CNMAC. O CMAC objetiva a divulgação da Matemática Aplicada e Computacional e a integração, trocas de experiências e intercâmbio acadêmico e científico entre professores e pesquisadores atuantes no País.
O petiano Jorge Emilio da Costa Walder submeteu um trabalho intitulado“Uma nota sobre a caracterização de grafos de intervalos próprios de Mertzios”, desenvolvido juntamente com a professora Sheila Moraes de Almeida (UFMS – Câmpus de Ponta Porã) e foi aceito para apresentação no Congresso de Matemática Aplicada e Computacional (CMAC Nordeste).
No artigo “A matrix characterization of interval and proper interval graphs” de Mertzios é apresentado um algoritmo que, dada uma representação de um grafo através de uma família de intervalos quaisquer, constrói uma representação com a qual se pode reconhecer um grafo de intervalos próprios. Segundo o autor, quando a família de intervalos dada na entrada representa um grafo de intervalos próprios, a saída é uma representação por intervalos em que nenhum intervalo contém propriamente um outro. Neste trabalho, mostramos uma representação por intervalos de um grafo de intervalos próprios que, dada como entrada do algoritmo resulta em uma representação por intervalos onde um intervalo contém propriamente outro. Provamos que, nesse caso, a representação resultante pode ser convertida em uma representação em que nenhum intervalo contém propriamente outro, garantindo a caracterização apresentada no artigo.
A participação do acadêmico no evento possibilitou conhecer novos pesquisadores na área. Durante sua apresentação ele teve a oportunidade de conhecer vários trabalhos e fazer novas amizades. 

 
Foto: Apresentação do Banner
 
 

One thought on “Petiano apresenta artigo no CMAC Nordeste

  1. O nome do trabalho apresentado pelo Jorge está incorreto. O nome apresentado acima é do artigo que estudamos e que resultou no trabalho apresentado no CMAC-Nordeste com o título “Uma nota sobre a caracteriza ção de grafos de intervalos pr oprios de Mertzios”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *