PET/Fronteira colabora com projetos na Fábrica de Software do CPPP

equipe-fscppp2

A Fábrica de Software do CPPP completou um ano de atividades em Abril e já possui mais de dez integrantes trabalhando em vários projetos vinculados, sendo três bolsistas do Grupo PET/Fronteira. Atualmente, a Fábrica possui cinco aplicativos concluídos, sendo quatro educacionais, e outros três em andamento, além dos projetos de pesquisa.

Com tantos projetos, o coordenador da Fábrica de Software e colaborador do Grupo PET/Fronteira, Prof. Mestre Robson Soares Silva, iniciou o processo de implantação de métodos ágeis para a gestão dos projetos da fábrica.

A acadêmica do Curso de Sistemas de Informação e bolsista do Grupo PET/Fronteira, Esteice Janaína, é membro da Fábrica de Software e vem colaborando para a implantação do SCRUM junto aos projetos da Fábrica. O SCRUM é uma método ágil para gestão de projetos de desenvolvimento de software e é aplicado em pequenas equipes de projeto, adequando-se perfeitamente aos projetos da Fábrica, onde os projetos, em geral, reúnem equipes de, no máximo, cinco integrantes.

O SCRUM faz uso de quadros de atividades colocados na sala dos projetos. Considerando que o espaço da Fábrica é compartilhado, o quadro é simulado em uma planilha do Google Docs e compartilhados entre os membros de cada projeto.

planilha

A planilha fica dentro de uma pasta compartilhada entre os integrantes, onde eles podem ter acesso aos documentos relacionados ao respectivo projeto.

A planilha de cada projeto contém as Sprints, que são as tarefas obtidos a partir do Product Backlog, que contém os requisitos do projeto e os Defects Backlog, que são os bugs encontrados durante o desenvolvimento do Sistema. As Sprints duram, no máximo, trinta dias.

Segundo o Prof. Robson: “O objetivo é fazer uma combinação do SCRUM com outra prática de gerencia de projeto. A Esteice está estudando o PMBOK e, em breve, estaremos nos baseando nele também”.

A Fábrica realizará workshops para que todos os membros possam ter contato com as ferramentas e tecnologias utilizadas. A ideia é nivelar os níveis de conhecimento, favorecendo a colaboração efetiva de todos os membros. O primeiro será realizado na próxima semana, sobre programação PHP com MySql.

Equipe da Fábrica de Software
Equipe da Fábrica de Software
Petianos trabalhando na Fábrica de Software
Petianos trabalhando na Fábrica de Software
Petianos que atuam na equipe da Fábrica de Software com o coordenador, Prof. Robson
Petianos que atuam na equipe da Fábrica de Software com o coordenador, Prof. Robson