PET auxilia na organização da Semana de Ciência e Tecnologia

DSC02412

Entre os dias 19 e 23 de setembro será realizada a Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Durante esta semana ocorrerá a Feira de Ciência e Tecnologia da Fronteira (FECIFRON), realizado pelo Instituto Federal, sob coordenação do professor Dr. Izidro dos Santos de Lima Junior.  O objetivo da feira é promover o desenvolvimento da criatividade e capacidade inventiva e investigativa discente nos níveis fundamental, médio e educação profissional de nível técnico. A FECIFRON 2015 visa a promoção da pesquisa em todas as áreas de conhecimento da ciência e tecnologia nas escolas das redes pública e privada do município de Ponta Porã, valorizando o conhecimento, a inovação e a divulgação científica. Oficinas preparatórias serão oferecidas a estudantes e professores para que recebam orientações de como executar todas as fases do projeto, desde a elaboração até a comunicação da pesquisa.

O tutor do grupo PET Fronteira, professor Dr. Amaury Antônio de Castro Júnior, um dos avaliadores da Feira, fez parte do comitê científico do evento, juntamente com a petiana Esteice Janaina, e o ex-professor do IFMS, que atua agora no IFPR (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

A Feira oferece oficinas preparatórias para as escolas que desejem submeter trabalhos para a feira. Na última semana, o coordenador da Feira, o professor de Língua Portuguesa do IFMS, Me. Eli Gomes Castanho, juntamente com o professor Amaury e a bolsista Esteice Janaina, estiveram presentes na Oficina preparatória na Escola Estadual Dep. Fernando C. Capiberibe Saldanha, onde foi apresentada a Feira, além da explicação sobre como deve ser realizado o resumo e outros documentos obrigatórios para a Feira.

 DSC02399 DSC02409

A oficina foi repetida durante a Oficina de Scratch, ministrada pela petiana Esteice, no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Estadual, para os professores multiplicadores e da sala de tecnologia das Escolas Estaduais de Ponta Porã.

2015-09-02 14.43.25

Durante a Semana de Ciência de Tecnologia do IFMS, serão oferecidos minicursos para os estudantes, nos dias posteriores à Feira. O grupo PET Fronteira irá ministrar mini-curso de Scratch e desenvolvimento de Jogos para Android, ministrados pelos petianos Esteice Janaina e Willians M. Primo.